CTB - Contabilidade e Ativo Fixo

O Novo Módulo Contábil foi totalmente redesenhado e desenvolvido no novo padrão do sistema CAPTA 2013, utilizando a tecnologia .NET e SQL Server 2012. O módulo manteve as funcionalidades existentes no módulo anterior e a total compatibilidade de banco de dados, tornando a atualização do módulo um processo simples.

O sistema continua trabalhando com Planos de Contas de até cinco níveis, e conta com novas ferramentas de conciliação e consulta de dados. A nova versão incluiu a geração do SPED Contábil, nova obrigação criada pelo Governo Federal para as empresas trabalhando com regime tributário de Lucro Real.

A sua total integração com os demais módulos do sistema CAPTA permite que a quase totalidade dos lançamentos contábeis sejam gerados durante os processos operacionais. Uma parametrização flexível desses lançamentos permite que a contabilização seja adequada ao Plano de Contas utilizado em cada empresa.

Como parte integrante do módulo, o controle do Ativo Fixo automatiza o controle contábil de Depreciação dos Bens, já que estando integrado à Contabilidade efetua os lançamentos contábeis necessários nesse processo.

O sistema inclui o processo legal de controle do CIAP, que permite a apropriação do ICMS referente aos Bens de Capital, efetuando os lançamentos contábeis respectivos de forma automática.

Também é possível o controle e inventário físico dos Bens móveis, através da utilização de etiquetas de identificação de patrimônio.