EFD – Escrituração Fiscal Digital

O Módulo de Livros Fiscais do sistema CAPTA foi substituído por este novo módulo, totalmente integrado ao ERP, na esteira da implantação pelo Governo Federal do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que criou um novo paradigma no cumprimento das obrigações fiscais tanto Federais quanto Estaduais.

Já desenvolvido no novo padrão do sistema CAPTA 2013, totalmente em .NET e SQL Server 2012, o módulo manteve as funcionalidades existentes no antigo módulo, já que ainda são utilizados em determinados Estados e Situações especiais, e foi acrescido das novas funcionalidades necessárias para atender as novas legislações.

Este módulo contempla os Livros de Entrada e Saída de Mercadorias, os Livros de Serviços, as apurações dos Impostos Estaduais, Federais e Municipais e a geração do Sintegra. A estas funcionalidades foram incluídas a geração do SPED Fiscal e Contribuições, hoje as ferramentas necessárias para o cumprimento das legislações do ICMS, PIS e COFINS.

Este módulo também possui as ferramentas necessárias para o cumprimento das legislações específicas de cada Estado, como a Nota Fiscal Paulista e a Declaração de Ingresso no Amazonas.

A sua integração total ao ERP permite que a quase totalidade das informações sejam capturadas durante os processos operacionais, tornando o processo de apuração um trabalho de análise de dados, e não um processo de coleta e digitação de dados.