PCP - Programação e Controle da produção

O módulo de Planejamento e Controle da Produção – PCP está totalmente integrado ao módulo CAPTA – ERP e, apesar de não ser de uso específico, tem características e recursos únicos para indústria Joalheira.

O processo de Planejamento de Produção pode ser iniciado de diversas formas, através de pedidos de clientes, por processo de reposição dos estoques, baseado em Vendas de determinado período, Estoque Mínimo ou outros parâmetros.

As Ordens de Produção geradas no Planejamento utilizam-se dos recursos tecnológicos existentes hoje, como fotos dos produtos identificando precisamente a peça a ser produzida, movimentação de matéria prima dentro da fábrica através de código de barras, ficha técnica com imagens para auxílio nos processos produtivos. É possível controlar a produção realizada internamente, como também a realizada externamente, através de prestadores de serviço.

A integração total com o módulo de ERP garante informações imediatas de estoques, tanto de materiais disponíveis como de materiais em processo, permitindo uma gestão mais eficiente das compras de necessárias de matéria prima. É possível o acompanhamento da carga de trabalho de cada setor, seja em termos de número de ordens de produção, produtos ou quantidade de insumos, permitindo uma visão global de toda a fábrica ou de um determinado setor produtivo.

Toda a tecnologia presente no sistema resulta em um processo único de balanço da produção, apresentando resultados de perdas e falhas exatas de cada material, permitindo apuração de cada setor produtivo, e da fábrica como um todo. A integração financeira e contábil permite que as falhas apuradas sejam imediatamente consolidadas, mantendo controle rígido dos custos do processo. O sistema permite também o controle de materiais recuperados, sua contabilização, e o respectivo retorno a produção.

Todo o processo pode ser visualizado e controlado por vários relatórios e consultas em tela, incluindo a geração de PDFs, planilhas de Excel ou por envio de e-mail.

A total integração desse módulo dentro do sistema CAPTA permite que a finalização do processo de produção realize instantaneamente a entrada no estoque dos produtos acabados, a baixas dos insumos utilizados, a impressão de etiquetas dos produtos, a apuração dos custos de produção, atualização de custo médio dos produtos, tudo dentro das melhores práticas financeiras e contábeis.